Pragma Soluções Sustentáveis
Institucional
Institucional

A importância da reciclagem na redução do impacto dos resíduos sólidos

A reciclagem é uma aliada da redução dos resíduos sólidos no planeta

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
5/10/2023

A contribuição da reciclagem  frente à redução do impacto dos  resíduos sólidos se dá pela transformação dos resíduos. O processo proporciona a recuperação da matéria-prima no ciclo produtivo. Dessa maneira, o acúmulo de resíduos na natureza é  reduzido, o que evita  danos ambientais e sociais gerados por ele.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 2010, classifica como resíduos sólidos substâncias, objetos ou bens descartados que foram resultados de atividades humanas em sociedade. Esses resíduos são um dos pilares formadores do saneamento básico e são classificados frente a sua origem e periculosidade. A má gestão desses itens causa poluição do ar, contaminação da água e do solo. Sendo assim, a sua redução é uma das ações capazes de minimizar  tais problemas e a reciclagem é uma importante aliada. 

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2022, a composição dos resíduos no Brasil mostra a fração orgânica como o principal elemento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), com 45,3%, equivalente a um pouco mais de 37 milhões de toneladas por ano. Ainda segundo o documento, ao longo dos anos, houve uma mudança no perfil dos materiais descartados e, também, uma gradual redução na proporção de matéria orgânica e aumento dos recicláveis secos, ultrapassando um terço do total. O destaque vai para os materiais plásticos, responsáveis por representar quase 14 milhões de toneladas descartadas anualmente.

A atuação da reciclagem na redução dos resíduos sólidos 

Apesar da prática da reciclagem ter ganhado força ao longo do tempo, sua atuação é tímida perto da quantidade de resíduos produzidos pelos brasileiros. Ainda de  acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos, no Brasil, cada pessoa produz, em média, 343 quilos de resíduos por ano. No total, anualmente, são cerca de 80 milhões de toneladas geradas no país. Dessa quantidade, estima-se que apenas 4% passam pelo processo de reciclagem. 

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído por Decreto Federal (11.043/2022), determina o aumento crescente da recuperação de resíduos e estabelece uma meta de 20% de reciclagem da fração seca em 20 anos, bem como a recuperação de 50% das embalagens por meio de sistemas de logística reversa no mesmo período. Atualmente, 39% dos resíduos sólidos urbanos ainda seguem para unidades de destinação inadequada, segundo dados do Panorama.

Contudo, considerando os danos que a má gestão dos resíduos sólidos pode causar tanto ao meio ambiente como para os cidadãos, a reciclagem se torna uma importante aliada, pois essa prática é um dos principais caminhos sustentáveis para dar um novo rumo àqueles materiais que seriam descartados de maneira inadequada. Por meio da reciclagem é possível reduzir o consumo de recursos naturais, poupar energia e água, diminuir o volume de resíduos e, também, gerar renda para as catadoras e catadores. 

Veja 5 dicas simples para praticar a reciclagem e, assim, contribuir com a redução do impacto dos resíduos sólidos no nosso planeta

Saiba mais sobre a Pragma 

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato