Pragma Soluções Sustentáveis
Cenário e tendências
Institucional

COP26

Entenda como funciona a maior conferência sobre mudanças climáticas.

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
4/11/2021

De 31 de outubro a 12 de novembro, acontece um dos eventos mais importantes quando o assunto é o combate às mudanças climáticas, a COP 26.

Compromisso para a redução de emissões

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) é um encontro internacional, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que debate, estabelece metas e formas de controle para o combate às mudanças climáticas. Esta é a 26ª edição do evento, que está sediado em Glasgow, na Escócia. Seu principal objetivo é garantir o compromisso dos países com as metas de redução de emissões. O Brasil é um dos participantes.

Durante as conferências, participam líderes mundiais, ministros, autoridades e demais interessados nas questões climáticas e seus prejuízos para o planeta. Nesta edição, 200 países estão presentes e devem apresentar planos de corte de emissões até 2030, meta previamente acordada em 2015, na COP 21, também conhecida como Acordo de Paris.

O que tem sido debatido?

Muitos são os assuntos que estão em pauta na COP 26. A ONU busca comprometimento e investimentos para combater as mudanças climáticas, visto que muitos países foram afetados pela pandemia da Covid-19. Hoje, é fato que as alterações no clima são a principal ameaça global. Esse apelo é o principal foco para as nações e para os líderes mundiais. O evento trata o assunto com bastante seriedade. A ONU defende e acredita que, com comprometimento, ainda é possível evitar um cenário irreversível e atingir os objetivos traçados para um mundo mais sustentável.

Objetivos da COP 26

Acordo de Paris

Firmado na COP 21, em 2015, o acordo foi assinado com o objetivo principal de reduzir o aquecimento global e as emissões de gases de efeito estufa, visando limitar o aumento das temperaturas globais abaixo de 2°C dos níveis pré-industriais, mas, de preferência, no limite de 1,5°C.

O acordo também prevê que os países continuem fazendo cortes maiores, até chegar a neutralidade nas emissões de carbono, em 2050.

Importância da COP

A ONU já vem fazendo um alerta em relação às consequências causadas pelas ações que afetam o meio ambiente de forma negativa e que podem levar a eventos climáticos extremos, que comprometem a vida na Terra. Esses eventos foram apresentados no relatório da ONU, por meio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em agosto de 2021.

Todas essas ações estão sendo feitas para evitar uma possível catástrofe climática, que pode vir a se tornar irreversível. Por esse motivo, a importância de se debater e levar a frente metas e objetivos que possam combater de fato as mudanças climáticas e ambientais.

Compromisso da Pragma com o meio ambiente

Tendo em vista as mudanças climáticas e suas consequências, a Pragma busca soluções que se alinhem ao combate das alterações no clima. Por meio do Recupera, nosso programa estruturante de logística reversa, são feitas a recuperação e destinação corretas de resíduos, o que contribui para a mitigação de gases de efeito estufa. Essa medida gera impacto positivo ao meio ambiente, diminuindo os índices de poluição e contribuindo para um planeta mais sustentável.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato