Pragma Soluções Sustentáveis
Economia Circular
Institucional

Entenda o que é economia circular e os seus benefícios

Além de fomentar a sustentabilidade, a economia circular é positiva para os negócios

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
21/9/2023

Vidro, plástico, papel, papelão e metal. Itens facilmente encontrados em lixeiras, mas que poderiam ser reaproveitados e retornarem ao ciclo produtivo - uma das práticas fomentadas por um modelo sustentável de organização da economia, capaz de proporcionar benefícios, principalmente, para o meio ambiente: a economia circular.

Desenvolvida a fim de ressignificar a cultura de extrair, consumir e jogar fora, a economia circular tem importante atuação nas ações de sustentabilidade e em proporcionar mais resultados aos negócios. Por meio desse sistema, é possível usar e reintroduzir determinado material em uma nova produção. Assim, o descarte é excluído do processo e determinado componente é tratado como matéria-prima, que será reutilizada, evitando a retirada de mais recursos naturais do planeta. 

Economia circular e reciclagem são conceitos diferentes, você sabia?

Segundo a Ellen Macarthur Foundation, a economia circular caracteriza-se como “um ciclo contínuo de desenvolvimento positivo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produtividade de recursos e minimiza riscos sistêmicos ao gerir estoques finitos e fluxos renováveis”. Já a reciclagem é definida, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como o “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos”.

Qual a importância da sustentabilidade para a economia?

No Brasil, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), elaborado pela Bolsa de Valores do Mercado de Capitais Brasileiro (B3), mapeia e classifica companhias que realizam práticas empresariais sustentáveis. Hoje, o levantamento é uma referência para a atração de investimentos, facilitação de crédito, entre outros fatores. 

Um ponto de destaque nessa equação, que soma a economia e a sustentabilidade, é o fato do Banco Central (BC) também ter inserido a responsabilidade socioambiental em sua agenda. De acordo com a instituição, a medida desempenha uma importante função no direcionamento de capital voltado ao fortalecimento de um sistema econômico mais sustentável, dinâmico e moderno.

Diante desse contexto, no qual instituições de relevância passam a fomentar a sustentabilidade e a priorizar organizações que realizem tais práticas em sua operação, o modelo econômico pautado pela utilização máxima do tempo de vida de um produto recebe espaço e ganha força. Nisso, os maiores beneficiados são a sociedade e o planeta. 

Como implantar a economia circular?

Existem inúmeras ações que podem ser realizadas na operação de uma organização que deseja ter a economia circular como um objetivo. Essa transição exige um olhar de transformação cultural e, também, dos processos produtivos que envolvem, por exemplo, a criação de um produto. Nesse sentido, é preciso, dentre outros pontos, pensar no design das embalagens para que estas não se tornem resíduos. Há também embalagens de produtos que já estão no mercado e que precisam ser repensadas para que tenham reciclabilidade.

A Pragma é especializada em economia circular e oferece soluções sustentáveis para companhias de todos os portes e segmentos.

Quer saber mais sobre o Programa Recupera? Clique aqui.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato