Pragma Soluções Sustentáveis
Institucional
Conteúdo Educativo

Logística Reversa

A recuperação de embalagens, por meio da logística reversa, não é mais uma opção, e sim uma condição para que as empresas estejam em dia com suas responsabilidades legais.

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
29/5/2021

A logística reversa é um dos instrumentos criados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída no ano de 2010 pela Lei 12.305. No ano de 2015 foi assinado o primeiro Acordo Setorial de Embalagens em Geral, que funciona como um contrato entre o Ministério do Meio Ambiente e as empresas e associações setoriais que assinaram o Acordo. Ele estabelece as ações que devem ser realizadas pelas empresas para a estruturação do Sistema de Logística Reversa e a meta de recuperação de, no mínimo, 22% das embalagens colocadas no mercado.

No ano de 2017, o Governo Federal editou o Decreto 9.177, que cria isonomia entre as empresas que aderiram ao Acordo Setorial de Embalagens em Geral e aquelas que ainda não participam de nenhum instrumento que regulamente a forma de recuperar suas embalagens. A partir deste Decreto, todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que disponibilizem seus produtos em embalagens são obrigados a realizar, no mínimo, o previsto no referido Acordo. Ou seja, todas as empresas que se enquadrem neste perfil têm obrigação de garantir a recuperação anual de, no mínimo, 22% das embalagens que colocam no mercado nacional.

A Pragma é especialista em logística reversa de embalagens pós-consumo e oferece uma solução eficiente para que empresas de diferentes portes cumpram suas obrigações legais. O Programa Recupera, primeiro programa de logística reversa a operar em todos os estados da federação, é um programa estruturante que atente às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato