Pragma Soluções Sustentáveis
Sustentabilidade
Institucional

Mitigação de gases do efeito estufa e logística reversa. Entenda a relação

De que forma a logística reversa, reciclagem e mitigação de gases estão relacionados?

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
13/9/2021

A emissão de gás carbônico na atmosfera é uma das consequências da produção de lixo, o que, a longo prazo, pode afetar o meio ambiente de forma negativa. Uma das consequências dessas ações são alterações na temperatura média da Terra. Mas, existem formas de combater essas mudanças climáticas, como a implementação da logística reversa e a reciclagem.

Logística reversa na redução de CO₂


Implementar a logística reversa estruturante, pode trazer algum benefício ambiental? A resposta para a pergunta é “sim”!


Para isso, é preciso desenvolver ações que contribuam para redução de emissões de CO₂, como é o caso dos programas de logística reversa, que, ao destinarem os resíduos recuperados para reciclagem, colaboram diretamente com a mitigação da emissão de gases do efeito estufa. Essa contribuição pode ocorrer de forma direta ou indireta.


Efeito direto: Redução da geração de gases naturalmente emitidos durante o processo de decomposição dos materiais nos locais de descarte dos resíduos sólidos (esse efeito ocorre no caso do papel e papelão).


Efeito indireto: Redução da produção de materiais virgens (plástico, vidro, aço e alumínio), a qual é intensiva em energia.

O trabalho do Recupera no potencial de redução do CO₂e ¹


Por meio de uma metodologia desenvolvida pela United Nation Climate Change (UNFCCC), é possível estimar a quantidade de CO₂e que deixou de ser emitido em razão da quantidade de resíduos coletados e destinados à reciclagem.


Com a recuperação de mais de 17 mil toneladas de resíduos e sua destinação para reciclagem, as empresas e organizações de catadores parceiras do Programa Recupera, no ano de 2020, colaboraram para a potencial redução de emissão de 7,5 mil toneladas de CO₂e.  Esse potencial decorre da diminuição da produção de materiais virgens equivalente ao volume coletado e da redução do descarte de resíduos em locais como lixões e aterros. Essas ações acabam por diminuir o gás metano emitido durante o processo de decomposição, que é um dos principais gases causadores do efeito estufa.


Portanto, ao aderir a um programa de logística reversa estruturante como o Recupera, a empresa colabora com a inclusão das organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis, com a mitigação da emissão de gases do efeito estufa e, por consequência, com a construção de um planeta mais sustentável.



¹ CO2 equivalente (CO2e) é uma medida que representa os gases do efeito estufa em termos equivalentes a um determinado volume de CO2.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato