Pragma Soluções Sustentáveis
Economia Circular
Notícias

Organizações de catadores movimentam mais de meio bilhão no Brasil

No Brasil, mais de um milhão de toneladas de materiais recicláveis foram recuperados em 2019, movimentando mais de meio bilhão de reais em 2020. Os dados são da segunda edição do Anuário da Reciclagem

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
1/6/2021

No Brasil, mais de um milhão de toneladas de materiais recicláveis foram recuperados em 2019, movimentando mais de meio bilhão de reais com sua comercialização. Os dados são da segunda edição do Anuário da Reciclagem, lançado em novembro de 2020. 

A cadeia da reciclagem no Brasil tem avançado exponencialmente nos últimos anos, graças aos esforços coletivos de valorização do trabalho dos catadores e também do envolvimento de empresas e do poder público. É verdade, no entanto, que ainda há muito o que avançar em diversos aspectos, sobretudo no maior envolvimento do poder público.

O setor também é muito carente de informações organizadas e consolidadas que apresentem uma dimensão real da cadeia produtiva, como idealmente, um censo da reciclagem no Brasil.

O Anuário da Reciclagem foi criado para levantar e organizar informações relacionadas ao setor no Brasil, dando destaque ao seu potencial econômico, social e ambiental e, especialmente, para demonstrar a importância do trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis na viabilização da cadeia da reciclagem.

Na sua segunda edição, o Anuário da Reciclagem ampliou a base de dados consolidada para 1.829 organizações, envolvendo mais de 42 mil catadores e catadoras que foram responsáveis por recuperar mais de um milhão de toneladas de materiais recicláveis e movimentar mais de meio bilhão de reais durante o ano de 2019.

Em relação ao número de organizações de catadores analisadas, saltamos de 257 na primeira edição, para 607 na segunda. A depender da informação analisada, trabalhamos com uma amostragem que varia de 15 a 33% do total de organizações presentes em nossa base de dados (1.829), o que, do ponto de vista do rigor científico, nos deixa seguros para afirmar que o Anuário 2020 traz um retrato muito fiel da realidade dos catadores no país.

Outra novidade da segunda edição foi a criação da plataforma digital do Anuário da Reciclagem, que deixa os dados disponíveis de forma permanente, com acesso rápido e fácil, beneficiando principalmente os catadores que passam a ter uma ferramenta de informações muito completa disponível nos seus próprios celulares, já que o Anuário da Reciclagem possui um aplicativo mobile que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS.  

Desta forma, o Anuário da Reciclagem consolida-se como importante ferramenta de referência para a gestão integrada de resíduos sólidos no Brasil, auxiliando o setor privado na gestão dos seus programas de logística reversa e o setor público no planejamento de ações estruturantes e políticas públicas voltadas a inclusão de catadores e catadoras de materiais recicláveis. 

O Anuário da reciclagem é uma iniciativa da Pragma Soluções Sustentáveis e da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT. Confira todos os dados do Anuário da Reciclagem 2020 acessando o endereço http://anuariodareciclagem.eco.br ou baixando gratuitamente o app nas lojas de aplicativos do seu telefone celular.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato