Pragma Soluções Sustentáveis
Institucional
Institucional

Pragma divulga os resultados do Programa Recupera e fecha novas parcerias

Evento reuniu grandes atores do setor de resíduos sólidos em São Paulo

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
6/6/2023

No último mês, a Pragma Soluções Sustentáveis e o Instituto Pragma realizaram o evento Caminhos Sustentáveis – Recupera 2023, em São Paulo. Aproximadamente, 100 pessoas estiveram presentes com o propósito de debater ações pelo futuro do planeta. A logística reversa foi um dos temas discutidos. Na ocasião, houve, também, a divulgação dos resultados do Programa Recupera, primeira iniciativa de recuperação de embalagens em geral pós-consumo a ter operações em todos os estados do país.

Com o apoio da Associação de Logística Reversa e Embalagens (ASLORE) e um público diversificado, o encontro contou com representantes de cerca de 14 companhias, entre elas, a Ypê, a Heineken, a Ambev, a 3M, a General Mills, a John Deere e a Danone.  Além disso, marcaram presença grandes atores do setor de resíduos sólidos, como associações, empresas, entidades gestoras, poder público, catadoras e catadores e organizações da sociedade civil.      

“O evento foi um momento muito importante no qual a Pragma deu materialidade ao seu objetivo de atuar enquanto elo, uma vez que reunimos em um mesmo espaço representantes de diversas entidades atuantes no âmbito da logística reversa. Tivemos a oportunidade de apresentar, na prática, o que fazemos por meio do Programa Recupera com a implementação da logística reversa no Brasil, combinada à inclusão das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis”, declarou Dione Manetti, CEO da Pragma Soluções Sustentáveis e Presidente do Instituto Pragma.

Na ocasião, Manetti também celebrou as parcerias firmadas durante o evento, pois são elos fundamentais para fortalecer o avanço da logística reversa de embalagens no país. Diante da renovação e da assinatura de novos contratos, o CEO da Pragma prestou um agradecimento especial às companhias que reforçaram as suas atuações na agenda de sustentabilidade. 

Inclusão socioeconômica: um dos compromissos do Programa Recupera

Por se tratar de um programa estruturante, a iniciativa possui um papel de relevância no fortalecimento da reciclagem e na inclusão de catadoras e de catadores, que desempenham uma função essencial nessa cadeia. De acordo com os últimos dados do Recupera, por exemplo, das mais de 250 mil toneladas de materiais destinados à reciclagem recuperadas em 2022, mais de 200 mil foram reunidas por intermédio desses profissionais. Ou seja, 80,5% do resultado foi conquistado com a colaboração delas e deles.

Mudanças climáticas, gestão de resíduos e inclusão social em pauta

Durante a programação, o evento recebeu o Dr. Fabricio Soler, Advogado e Consultor da ONU, para apresentar uma pílula de conteúdo abordando a temática da logística reversa e agenda ESG das empresas. Além disso, houve o painel “Mudanças climáticas, gestão de resíduos e inclusão social”. Contribuíram com este debate Carlos Silva Filho, Membro do Conselho Editorial do Atlas Global e do Atlas Regional de Resíduos Sólidos da ONU, Diretor Presidente da ABRELPE e Presidente da Internacional Solid Waste Association (ISWA), maior organização internacional de resíduos sólidos; Dra. Valéria Bastos, Doutora em Serviço Social, Professora e Coordenadora da Pós-graduação em Serviço Social da PUC-Rio; Marilena Vieira, Presidente da COOPEMAR no município de Coroatá, Maranhão; Gilberto Carvalho, Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária. A mediação foi de Dione Manetti, Ceo da Pragma e presidente do Instituto Pragma.

Depoimentos de alguns dos participantes 

Na visão de Carlos Silva Filho, a Pragma e o Instituto Pragma são catalisadores e mobilizadores no que se refere ao aproveitamento dos resíduos como recurso. “Esse é o grande segredo. Aquilo que é descartado pode servir como uma matéria-prima e energia, que, certamente, vão gerar emprego e renda”.

Gilberto Carvalho destacou a evolução do segmento e a sua relevância para a sociedade: “É um setor que se estruturou, cresceu, ganhou autonomia, se organizou nacionalmente e, hoje, presta um importante serviço ambiental ao país, além de conseguir a sobrevivência e a renda de uma maneira comunitária, fraterna e solidária a milhares de famílias”.

Marilena Vieira, faz um balanço da aliança entre a Pragma e a COOPEMAR.Já temos grandes resultados de inclusão social, famílias fora do lixão e a cooperativa organizada graças a essa grande parceria com a Pragma e com o Programa Recupera. O evento, para mim, foi um momento ímpar, que me fortaleceu muito. Sei que estou no caminho certo”.

Para Dra. Valéria Bastos: “É uma inclusão realmente produtiva e efetiva, que garante aos catadores, mercados, sociedade, indústria, poder público serem beneficiados. E, o maior ganhador, vai ser o planeta”.

A Sócia-fundadora da Pragma, Fabiana Manetti, pondera: “Enquanto elo, queremos alavancar essa mudança de cultura e sair do evento  com um tipo de proposta para colocarmos em prática”.

Para a Pragma, a ação foi uma oportunidade de ampliar a sua visibilidade no mercado e evidenciar os impactos dos serviços oferecidos.

Confira alguns indicadores do impacto ambiental do Programa Recupera, a partir da economia de matéria-prima e redução da emissão de gases do efeito estufa, obtidos por conta do investimento na reciclagem:

Saiba mais sobre o Programa Recupera 

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato