Pragma Soluções Sustentáveis
Cenário e tendências
Conteúdo Educativo

Reposicionamento global das empresas impulsiona a logística reversa

As mudanças climáticas e os avanços de leis direcionadas a gestão de resíduos têm promovido um reposicionamento das empresas frente à destinação dos resíduos que geram.

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
1/6/2021

As mudanças climáticas e os avanços de leis direcionadas a gestão de resíduos têm promovido um reposicionamento das empresas frente à destinação dos resíduos que geram. Agregue-se a isso o que vem sendo apontado por muitos especialistas: o consumidor está cada vez mais engajado em temas relacionados a inclusão social e a sustentabilidade do planeta.

As mudanças climáticas e os avanços de leis direcionadas a gestão de resíduos têm promovido um reposicionamento das empresas frente à destinação dos resíduos que geram. Agregue-se a isso o que vem sendo apontado por muitos especialistas: o consumidor está cada vez mais engajado em temas relacionados a inclusão social e a sustentabilidade do planeta. 

O conceito da economia circular, que é o contrário da economia linear que rege o mercado hoje, tem se propagado pelo mundo e também aqui no Brasil. A ideia de que precisamos pensar no destino do resíduo antes de criar o produto e suas embalagens, é um pensamento moderno, que tem mexido com o posicionamento e estimulado os investimentos de muitas companhias a nível global. A reciclagem é um dos instrumentos da economia circular e em países com o perfil do Brasil tem uma grande importância, pois ela move uma economia gigantesca e garante a sobrevivência de milhares de pessoas. 

O Anuário da Reciclagem 2020 nos mostra que, no ano de 2019, as cooperativas de catadores garantiram que mais de 1 milhão de toneladas de resíduos fossem destinadas à reciclagem, movimentando um montante de mais de meio bilhão de reais com a comercialização destes materiais. 

A reciclagem é uma grande alavanca para combater a miséria e a pobreza. Trata-se de um setor intensivo em mão de obra e que pode colocar o país alinhado com as mais modernas visões que, em outros países, combinam crescimento econômico com inclusão social e desenvolvimento sustentável. 

No Brasil, o avanço de legislações que regulamentam a implementação da logística reversa no âmbito nacional, estadual e municipal, gerou uma verdadeira corrida das empresas em busca de soluções que garantam a sua conformidade perante os órgãos ambientais.

De acordo com o Decreto Federal 9.177/2017, que cria isonomia entre as empresas que aderiram ao Acordo Setorial de Embalagens em Geral e aquelas que ainda não participam de nenhum instrumento que regulamente a forma de recuperar suas embalagens, todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que disponibilizem seus produtos em embalagens são obrigados a realizar, no mínimo, o previsto no referido Acordo. Ou seja, todas as empresas que se enquadrem neste perfil têm obrigação de garantir a recuperação anual de, no mínimo, 22% das embalagens que colocam no mercado nacional.

Sabendo o volume de embalagens que a empresa tem a recuperar, esta se associa a algum programa de logística reversa, como é o caso do Programa Recupera, desenvolvido pela Pragma, e investe um determinado valor para que seu volume seja efetivamente recuperado. Os programas, por sua vez, fazem parceria com organizações de catadores e estas provam que destinaram para a reciclagem o volume recuperado, por meio de notas fiscais de venda destes materiais. Para cada tonelada comprovada, que será utilizada pelo programa para cumprir a meta de recuperação das empresas parceiras, a cooperativa ou associação de catadores recebe um valor de investimento, que é destinado para melhorar suas condições de trabalho e ampliar sua capacidade de recuperação de mais resíduos.

Como se vê, a recuperação de embalagens, por meio da logística reversa, não é mais uma opção, mas sim uma condição para que a empresa esteja em dia com suas responsabilidades legais. Nosso desafio tem sido cumprir esta obrigação agregando valor a empresa e seus produtos, colaborando com a sustentabilidade do meio ambiente, com a inclusão de catadores e com a própria economia do país.

O Brasil precisa de mais reciclagem e a reciclagem precisa de todos nós para se ampliar e colaborar para que tenhamos uma vida melhor hoje e um planeta habitável para as gerações futuras.

Venha com a gente fazer logística reversa, incluir catadores e ampliar os índices de reciclagem no país.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato