Pragma Soluções Sustentáveis
Sustentabilidade
Institucional

Sustentabilidade ambiental, social e econômica: conheça a diferença entre os três tipos

A sustentabilidade envolve os conceitos de sustentar, apoiar e conservar

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
7/11/2023

A palavra sustentabilidade vem do latim “sustentare”, que significa conservar, cuidar, sustentar e, de forma resumida, manter algo em bom estado ao longo dos anos. Diferente do que muitos imaginam, além de estar relacionada ao meio ambiente, a sustentabilidade engloba uma visão mais complexa e sistêmica, que inclui preocupações com equidade, justiça social e equilíbrio ambiental.

Quando pensamos no contexto empresarial, por exemplo, seguir boas práticas em prol da sustentabilidade significa prezar por valores éticos, pelo desenvolvimento das populações locais, pelo crescimento econômico e pelo respeito aos recursos naturais. Ou seja, é a capacidade de atender às exigências do presente sem afetar as próximas gerações.

Para fomentar a sustentabilidade e o futuro do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a Agenda 2030, que é um plano de ação que contém os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os 17 objetivos definidos pela instituição, podemos mencionar a erradicação da pobreza, o acesso à água potável e saneamento, a energia limpa e acessível, as cidades e comunidades sustentáveis, o consumo e produção responsáveis, a ação contra a mudança global do clima, entre outras iniciativas em benefício  de um mundo sustentável. Todos os itens fazem parte de uma linha de raciocínio que busca  estabelecer uma relação amigável com o meio ambiente. Afinal, pensar no agora é pensar no amanhã.

Os três tipos de sustentabilidade: ambiental, social e econômica (Imagem: Freepik)

Tipos de sustentabilidade

A conservação e o cuidado ambiental, social e econômico atuam em três diferentes áreas e formam o tripé da sustentabilidade. Uma das maneiras mais eficientes de preservação ao meio ambiente é agir de forma alinhada com os pilares da sustentabilidade. Por isso, entender o que cada tipo reflete é fundamental, pois somente com essa integração, o desenvolvimento sustentável de fato acontece.

Conheça, a seguir, os três tipos de sustentabilidade e as características de cada um.

Ambiental

Este tipo de sustentabilidade engloba a conservação do meio ambiente. Para que seja alcançado, os cidadãos precisam colaborar positivamente com o meio ambiente. O seu intuito é garantir que as gerações futuras não tenham problemas com questões ambientais por causa do consumo e das necessidades atuais.

Na prática, podemos destacar o uso de matérias-primas renováveis, reuso da água, reciclagem, logística reversa e outras formas de contribuição ao meio ambiente que colaboram para a não escassez dos recursos do planeta. 

Econômica

Essa área da sustentabilidade contempla ações com caráter econômico, financeiro ou administrativo. Com isso, as empresas, ao mesmo tempo que se desenvolvem financeiramente, garantem a manutenção dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Um ponto crucial desse tipo de sustentabilidade é a necessidade de desenvolver-se sem impactar negativamente os ecossistemas. Ou seja, em hipótese alguma, uma organização deve existir e/ou lucrar às custas da degradação do meio ambiente ou de más condições de trabalho.

Social

Essa categoria sugere a equidade dos indivíduos, tendo como base o bem-estar da população. Para que esse tipo de sustentabilidade tenha eficácia, é importante a atuação coletiva para solucionar questões ligadas ao desenvolvimento social, acesso à educação, à cultura e à saúde.

Em uma empresa, por exemplo, esse tipo de sustentabilidade preza por desenvolver ações socialmente sustentáveis, isto é, estimular o desenvolvimento pessoal e coletivo dos colaboradores, prezar pela inclusão e diversidade na organização, além de incentivar relações saudáveis entre os integrantes da equipe. Quando pensamos no vínculo dessa mesma companhia com o mundo a seu redor, a sustentabilidade social significa avaliar os impactos que as ações causam à sociedade.

Saiba mais sobre a Pragma

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato